Seguidores

domingo, 23 de janeiro de 2022

Praia do Forte/BA 12/2021

Na segunda parte de nossa férias, diante da falta de opções e escassez de voos devido a impossibilidade de realizar um planejamento antecipado da viagem, optamos em viajar novamente para Salvador, para conhecer a Praia do Forte, lugar que não tivemos tempo de ir em nossas férias de alguns anos atrás em Morro de São Paulo e Salvador. O único voo direto que conseguimos saiu por volta do meio dia, chegando em Salvador as 14h. Como ainda tínhamos que pegar o carro na locadora e seguir por cerca de 2 horas de estrada até nosso destino, resolvemos comer alguma coisa no aeroporto mesmo. Maior furada: gastamos R$ 125 pra comer um prato sem vergonha de macarrão com frango num restaurante, que se intitulava italiano, e graças a Deus esquecemos o nome !

O carro que alugamos desta vez foi um Uno, pela Movida. Motorizados, seguimos pelos cerca de 80 km até a Praia do Forte. A estrada está em ótimas condições, tendo apenas um pedágio. Chegamos em nosso destino já anoitecendo, mas já com uma bela impressão do lugar. Na entrada da cidade temos uma bela lagoa que faz parte do parque Peter Klaus que já estava ornamentada para as festas de fim de ano, com várias frases e uma bela árvore de natal feitos com milhares lâmpadas,

Nossa reserva de acomodação foi na Casa Verde, que aluga aparts mas sem café da manhã. Foi uma boa escolha, fica bem perto do centrinho e tem alguns mercadinhos bem pertos. Sem contar a presteza da Leila, uma das proprietárias, que nos deu várias dicas de passeios, restaurantes, praias, etc. 

Como sempre acontece, na relação de esquecimentos desta vez tivemos: meu óculos de sol e o chinelo da Lela. O óculos passei sem maiores problemas mas, mesmo a Lela tendo mais de 10 pares em casa, tivemos que comprar mais uma havaianas, não dá pra ir a praia de sapato rs. Fizemos isso na loja da havaianas do centrinho, que nem é tão pequeno assim e, para nossa surpresa, é bem sofisticado, Ele lembra rua das Pedras, de Buzios, mas com calçamento de lajotas e muito bem organizado, com jardins centrais, dividindo a rua em duas vias. Diferentemente de Búzios, onde temos apenas a Rua das Pedras, por aqui temos duas ruas: a Alameda do Sol e da Lua, tendo a do Sol mais e melhores opções de lojas e restaurantes.

Depois do rolê pelo centrinho, fomos ao mercado para comprar coisas para o café da manhã e levar para os passeios.

igreja de São Francisco

No dia seguinte, que amanheceu com chuva, resolvemos arriscar e conhecer a vila de Imbassaí, que fica a cerca de 10 km de Praia do Forte. Pra chegar na praia temos duas opções: ir andando ou pegar um barquinho e seguir pelo rio até a praia. Seguindo a dica da Leila, pegamos o barquinho, que é um passeio curto mas bem agradável. 
Demos sorte, assim que chegamos na praia o tempo começou a melhorar e o sol deu as caras. Ficamos alternando entre o banho de rio e mar até a fome apertar. Daí, mas uma vez seguindo as dicas da Leila, fomos almoçar no restaurante do Ceguinho, que fica na entrada na vila. Ele serve ótimos pratos a preços bem convidativos. Comemos uma cavala bem servida com arroz, salada e o delicioso feijão com farinha baiano.
Na volta pra Praia do Forte,, ainda deu tempo de assistir um belo por do sol na praia do Portinho de Baixo, o melhor lugar para assisti-lo, segundo a Leila.

barquinho que leva até a praia













Nosso terceiro dia começou com uma corridinha de cerca de 6 km de ida e volta até a praia do resort  Iberostar, Depois do café pegamos uma praia no Portinho de Cima, almoçamos no restaurante da Nat, que tem uma boa comida a quilo. Em seguida fomos conhecer a base no projeto Tamar, que é mais antiga com mais de 40 anos e conta com tartarugas que estão em cativeiro devido a problemas físicos praticamente desde a inauguração da base, como é o caso do Cabeção, da espécie cabeçuda, que é a tartaruga mais antiga em cativeiro nas bases do projeto. Depois fomos novamente a praia do portinho de baixo pra assistir o por do sol e a noite demos um rolê na lagoa pra tirar umas fotos da ornamentação das festas de final de ano.

fotos da corrida, portinho de cima

farol da Praia do Forte

praia do Iberostar

praia do papa-gente

portinho de cima




esse aí é o Cabeção

o farol da praia do Forte fica dentro do projeto Tamar











Búzios 12/2021

 Depois de dois anos sem férias por causa da pandemia, finalmente conseguimos tirar alguns dias em dezembro, Foram férias meio complicadas, sem tempo para fazer um planejamento, decidimos o que fazer praticamente nos primeiros dias de férias. Inicialmente não estava nos nossos planos viajar pelo Rio devido a constantes chuvas que teimam em não parar de cair, Mas demos sorte, surgiu uma janela de 4 dias de sol segundo a previsão do tempo. Não perdemos tempo, arrumamos as malas, escolhemos uma pousada e picamos a mula pra Búzios!!

A pousada escolhida foi a Oasis Geribá, é agradável, bem arborizada, tem uma boa piscina, ótimo café da manhã, mas deixa a desejar nos quartos, que estão precisando de reformas.

Em nosso primeiro dia só deu tempo mesmo de almoçar e dar uma passeada pela rua das pedras e ver o por do sol da orla Bardot.




O segundo dia começou com uma corridinha nas praias de Geribá e Tucuns e uma relaxada na piscina antes do café. Depois fomos a praia da Ferradura(canto direito), almoçamos no Caverna e demos um rolê de carro pelos mirantes da cidade, com direito a ver um belo por do sol  no de João Fernandes.

praia de Tucuns


Geribá











Mirante da praia do Forno



Mirante da praia da Foca





No terceiro dia repeti de bike o percurso pelos mirantes incluindo os que não foi possível chegar de carro devido as condições da via e devido a distância. Foram eles o da praia da Ferradura e um da praia de João Fernandes. Depois do café resolvemos curtir um pouco a piscina do hotel, almoçamos novamente no Caverna e fomos dar mais um rolê pela cidade. Paramos no mirante e na praia de João Fernandinho onde ajudei a puxar uma rede de pesca que inicialmente, pelo peso, achei estar cheia de lixo, mas pra minha surpresa tinha era muitos peixes. 😳😳😳 

mirante da Ferradura (bike)


mirante da Foca







No quarto e último dia dei uma corrida leve na praia de Geribá e ,depois do imperdível café da pousada, passamos a manhã na praia da Ferradora (canto direito), que gostamos muito porque não tem ondas e não fica muito cheia.


formações do canto direito de Geribá

praia da Ferradura