Seguidores

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cambará do Sul - 17/2 - Canyon Fortaleza e Cachoeira dos Venâncios

Hoje foi o dia mais esperado de toda a viagem, conhecer o mais famoso dos canyons, o Fortazela que fica no Parque Nacional da Serra Geral. De Cambará até lá eram 24 km de estrada de pedra, mas, segundo os moradores, como POA será uma sede da copa do mundo, e o canyon é um dos pontos turísticos do estado, quase a metade desta distância já está asfaltada. Provavelmente também devem ser construídas instalações para os visitantes no parque, atualmente não existe nada, nem mesmo um sanitário. Neste canyon temos alguns kms de trilhas em suas bordas, mas preferimos fazer a mais comum, que começa do lado esquerdo do estacionamento e, além da vista espetacular para o interior do canyon, nos dias claros como o que demos sorte de pegar, consegue-se avistar a cidade de Torres que fica no litoral norte do RS. Reparem que estou conjugando os verbos na 1ª pessoa do plural, isto mesmo, a Lela fez comigo as duas trilhas do parque. A outra ftrilha foi a da pedra do segredo, que é, digamos apenas curiosa. Trata-se de uma pedra, pouco abaixo de uma das paredes do canyon, que foi escavada na sua base pela ação dos ventos e das chuvas, ficando apoiada apenas por um pedaço de rocha. Esta trilha é fácil mas tem um ponto crítico, a passagem pela cachoeira do rio tigre negro, que tem duas quedas, a 1ª com uns 30 metros e a segunda com mais de 100m. Não tivemos grandes problemas em ultrapassá-la porque não chove a algum tempo por aqui e o rio não estava muito cheio, daí nem precisamos molhar os tênis na travessia. Mas com o rio cheio deve ser perigoso fazer esta trilha.
Na volta do Fortaleza, fomos conhecer a cachoeira dos Venâncios que fica numa propriedade particular a cerca de 20km de Cambará: 6km na estrada que vai para São Chico de Paula e 14km na estrada de terra que vai para Jaquirana. Fomos até ela porque, segundo opinião de um guia que conheci no Fortaleza, é a mais bela cachoeira da região. E confirmamos a preferência do guia, realmente é um show de cachoeira, com 4 belas quedas, piscinões e um lajeado de cerca de 100 metros com água que não passa da altura da canela. Como na cachoeira do França, para entrar também é cobrada uma taxa de 5,00 por pessoa.
Neste dia jamtamos no restaurante Menegolla, também de comida italiana e curiosa. Pedi uma sopa de legumes e ela veio dentro de um pão italiano redondo e enorme, do qual foi retirado parte do miolo. A Lela não se deu muito bem, ela pediu um penne com filé, que também veio dentro do pão e super salgado.

Canyon Fortaleza









Cristo Redendor em Cambará!!



Vista de Torres, litoral norte do RS 









Trilha da Pedra do Segredo
Cachoeira do Rio Tigre


























Nenhum comentário:

Postar um comentário