Hoje acordamos as 5:30, conseguimos um desayuno no hotel e pegamos um taxi para o aeroporto para pegar nosso voo para Calama as 8:15, com duração de aproximadamente 1:40hr. Logo no começo do voo passamos por alguns trechos com muita turbulência, mas tudo se acalmou próximo do deserto. A rota que o avião faz para Calama é paralela a cordilheira dos andes e como ficamos do lado direito, ela ficou do nosso lado até o deserto. Deu para perceber o quanto ela é alta, o avião em altitude de cruzeiro, cerca de 8000m, fica apenas um pouco acima de seus picos com mais de 6000m. Quando nos aproximamos de Calama a paisagem muda completamente, a cordilheira se afasta para o leste e dá lugar a uma superfície relativamente plana com vários tons de ocre, a gente avista várias instalações que parecem ser minas de extração de algum tipo de mineral, como cobre.
Chegamos ao aeroporteo El Loa, em Calama por volta das 10hr, pegamos o carro, um elantra 2012 branco novinho e partimos para San Pedro. De Calama a San Pedro são aproximadamente 100km de uma boa estrada, sem pedágios, com retas infinitas e muitas subidas e descida. Fizemos algumas paradas no caminho para fotografar a paisagem, chegando ao hotel por volta das 12hr. Ficamos hospedados no único apart de San Pedro, o Parina Atacama, a US$ 100 a diária. San Pedro é certamente a cidade mais empoeirada que já visitamos, as ruas são de terra e os carros levantam a maior poeirada. A calle principal da cidade é a Caracoles, onde estão os principais restaurantes e agências de turismo. Felizmente esta calle é fechada ao trânsito !! A vista que mais chama atenção na cidade é a do impressionante vulcão Licancabur com seus quase 6000m e de seu cerro irmão Juriquez, de qualquer lugar da cidade é possível avistá-lo. Depois do checkin no hotel fizemos um lanche rápido, demos uma volta pela cidade, seguindo para visitar o valle de la luna (2.000 CLP). Existem duas portaria neste parque, uma próxima a cidade e outra a 19k, na estrada para San Pedro. Não sabíamos da existência da portaria perto da cidade e acabamos indo até a portaria mais distante que para nosso azar estava cerrada ! Os passeios começaram mal, mas tudo bem, a recompensa estava a caminho. Voltamos, achamos a outra portaria, que fica praticamente na entrada da cidade, e fomos presenteados com um por do sol acompanhado de uma lua cheia inesquecíveis !
cordilheira dos andes, quase na altura do avião |
Mina próxima a Calama |
Chegando em Calama
chegando ao apart Parina Atacama |
nossa rua, ao fundo o vulcão Licancabur |
Já em San Pedro fomos consultar o solmáforo - é, o sol tá turbinado!!
Caminho para o Valle de La Luna - Isso não é neve! É sal!
ô chão seco ! |
Vulcão Licancabur - lá atrás, é claro!! rsrsr
Ruta 23 - de Calama a San Pedro
Naldo mudou a paisagem do deserto: escreveu Lela nas areias do Atacama. Que romântico!!
Encontramos um grupo de brasileiros
Homenagem ao nosso Rio de Janeiro
Cordillera de Sal
Esse branquinho em cima dele não é sal, é neve! Camadas de neve que viram gelo e vão derretendo no verão e formando lagunas e rios de degelo, vão irrigando o solo e mantendo a vida no deserto.
Ruta 23
entando no vale de la luna |
muito sal
Vulcão Licancabur e seu irmão gêmeo o Juriques
valle de la luna |
Essas esculturas foram moldadas através dos tempos pela chuva e pelo vento. Existem várias delas formadas por sal, argila, gesso. Espetáculos da natureza!
Assim como as palavras não dão conta de demonstrar sentimentos, também as fotos não dão conta da beleza desse lugar. Esse é um pequeno extrato, uma das paisagens que jamais esqueceremos, a lua nascendo num vale onde ela reina soberana, o Valle de la Luna
A lua aparece tranquila...
O sol vai se pondo, avermelhando o céu e as montanhas
Vai anoitecendo no Valle de la Luna...
Nao deixa de ir a termas de puritama, e se puder pega um passeio para o Salar de Uyuni na Bolivia. Imperdivel. abs
ResponderExcluirSergio
Pô Serjão, eu bem que gostaria e teria até tempo para isto, mas a Valéria tá passando muito mal com a altitude...e está com medo de tomar a chá de coca...hoje ela sofreu muito nas lagunas do altiplano...pelo visto devo ir sozinho ao salar de tara e aos geiseres...abraços e obrigado pelas dicas !
Excluir