Seguidores

quinta-feira, 12 de abril de 2012

San Pedro de Atacama - Dia 5 - Laguna Tebinquiche e Termas de Puritama

Deveríamos ter ido à laguna Tebinquiche no mesmo dia que fomos a laguna Cejar, mas acabamos esquecendo dela devido a vontade de chegar logo nas lagunas altiplânicas, que são as mais belas do deserto. Mas foi bom não termos ido, atrasaria muito a subida até o altiplano, foram 14km de uma buraqueira que dava pena do Elantra. Como a Cejar, a Tebinquiche também é uma laguna de água super salgada no meio do Salar de Atacama. A cerca de 1km dela temos "los ojos de tebinquiche", que são duas pequenas lagunas circulares muito profundas, que mais parecem terem sido criadas por meteóros, mas que segundo um guia, foram criadas pela penetração da água no solo, como as furnas de Vila Velha.

Na volta, passamos no hotel para fazer um rango e seguimos o caminho para El Tatio para conhecer as Termas de Puritana, que fica a cerca de 30km de San Pedro. Esta foi a 1ª decepção da viagem, as termas estavam cerradas devido aos estragos que a enxurrada de fevereiro último fizeram no local. Disseram que uma pedra de 7 toneladas rolou morro abaixo e detonou os passadiços para os poções. Colocaram placas informando que estava cerrada a 6km e na portaria de entrada, mas ignorei-as, invadi o local com um alemão que chegou junto com a gente para pelo menos tirar umas fotos. As termas ficam num vale muito bonito, cortado pelo rio Puritama, que tem águas calientes devido as atividades vulcânicas do local. Tinham várias pessoas trabalhando na restauração do local, que me informaram que a previsão de conclusão é só para outubro. É o estrago foi grande...

Quando descíamos para San Pedro o tempo fechou rapidamente, começou a chover e pintou um arcoíres maneiro com o deserto ao fundo, pena que coloquei a máquina num programa que estava configurada para tirar fotos em preto e branco, e não deu para ver nada do arcoíres nas fotos.

Mais abaixo, quase em San Pedro, quando parei para tirar fotos da ponte que foi arrastada pela enxurrada e do ciclista que passamos no caminho, fomos atingidos por um redemoinho de areia que chacoalhou bastante o carro. Eu tive tempo de entrar no carro mas o cara da bike não teve a mesma sorte, mas não chegou nem a cair, só deve ter engolido alguma areia...rs. Muito doido o cara, ele foi de bike até os geisers e estava descendo o morro sem freio.


Los Ojos de Tebinquiche



espelho d'água de Tebinquiche


Propaganda da Hyundai

Meditando no deserto





No caminho das termas de Puritana
isto é uma foto ou uma pintura ?!


tomando conta do deserto


Cerrado...







arcoíres em preto e branco...

ponte que a enxurrada levou
ciclista muito doido

Nenhum comentário:

Postar um comentário