Hoje foi um dia ruim para passeios ao ar livre, que é a pedida em Puerto Varas, choveu praticamente a noite e o dia todo. A melhor opção para dias de chuva como este seria curtir as piscinas térmicas do hotel, mas todo ralado não rola 😔. Só deu mesmo pra dar uma olhada e ficar com água na boca, é praticamente um parque aquático, com direito a toboaguas, chafarizes, etc.
O sol só deu as caras por volta das 19h, sorte nossa que aqui ele só se põe depois das 21h, com isso deu para dar umas voltinhas pela orla do lago Llaquinhue e no centrinho da cidade. Puerto Varas é conhecida como "cidade das rosas", basta dar uma caminhada pelo centro para constatar isso.
Com sol a cidade se transforma, rapidamente as pessoas saem de casa e vão caminhar, correr, pedalar ou curtir uma das "praias" do lago, boa parte levando seus cachorros. É, por aqui é liberado "perro" na praia😳.
Na orla do lago, bem no começo da rua do hotel, está a estatua da princesa Licarayén, personagem de uma lenda bem interessante relacionada ao vulcão Osorno e o lago Llaquinhue. Lenda que recuperei de um site da cidade coloquei a seguir :
O cacique da tribo tinha uma filha, Licarayén. A bela jovem se apaixonou pelo valente toqui Quitralpique, e se casariam na primavera seguinte.
Porém o espírito maligno que habitava o vulcão não gostou nadinha de ver a felicidade alheia e começou a lançar fogo, fumaça e enxofre, fazendo o chão tremer e destruindo as plantações do povo Huilliche.
O povo então se reuniu para tentar achar uma solução e conter a ira de Piri Pillén. Um velho desconhecido surgiu durante o conselho e disse que a única forma de acalmar o espírito seria sacrificando a jovem mais bela e de coração mais puro da comunidade.
A escolhida foi Licarayén. A jovem disse então que morreria feliz em saber que ajudaria a livrar seu povo do sofrimento causado por Piri Pillén.
Seu coração foi levado até a colina Pichi Juan (hoje Cerro Phillipi), junto a um pau de canela. Um condor apareceu e devorou seu coração, e levou o galho sagrado para a cratera do vulcão.
Pouco depois começou a nevar, e a neve durou anos, até que as chamas de Piri Pillén fossem apagadas. Com o derretimento da neve, formaram-se rios e lagos na região, entre eles o Llanquihue."
Na volta, aproveitei para conhecer o parque Philippi, que fica bem pertinho do hotel. É um parque pequeno mas bem legal. Tem trilhas para caminhada/corrida, mas o forte são as trilhas de montain bike. As trilhas são identificadas pelo nível de dificuldade, de iniciante a expert, com seus obstáculos específicos de acordo com o nível. Mas todo ralado não dá nem pra cogitar um pedal na trilha de iniciante😟. Na parte mais alta do parque tem um crucifixo e um mirador para o lago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário