Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Chile 2023 - dia 5 - Torres del Paine (cueva del milodon)

Depois do que rolou ontem, hoje foi dia de descanso. Como o tanque de combustível já estava na metade e o posto de gasolina mais perto fica a 100km de distância, em Puerto Natales, resolvemos pegar a estrada e aproveitar pra conhecer Monumento Nacional Cueva de Milodón(caverna da preguiça gigante). Trata-se de um sítio arqueológico formado a partir do derretimento de uma geleira entre 35 e 14 mil anos atrás, onde foram encontrados restos de vários animais extintos do período da última era glacial, incluindo o milodón, que dá nome ao local. 

Ele fica na beira da ruta Y290, a cerca de 25km de Puerto Natales, e tem algumas trilhas que podem ser percorridas a pé ou de bike. Como a Lela estava com muitas dores nas "rodillas(joelhos)", fizemos juntos só a principal, a da "cueva mais grande". Trata-se de uma caverna enorme, com uma entrada de cerca de 80 metros, onde colocaram uma réplica do que era o milodón e também conta com canteiros onde podem ser vistos os restos dos animais da época, mas é preciso ter um "olho clínico" pra identificá-los. 

Na volta, deixando a Lela descansando no carro, resolvi fazer também a trilha do mirador que fica quase que sobre a caverna grande. Lá de cima tem-se uma bela vista da região, dá pra ver Puerto Natales e sua orla e a imensidão da patagônia.

Da Cueva fomos para Puerto Natales onde abastecemos o carro e almoçamos no restaurante mais barato da viagem, o Picada de Carlitos. Pra variar eu comi um salmão e a Lela pediu um frango a parmegiana.

Depois disso fomos caminhar na orla onde tiramos várias fotos bem legais, só que esquecemos da hora ficando tempo de mais e acabamos pegando a estrada a noite. Tínhamos que viajar 100km de volta para o hotel em Torres del Paine em estrada parte em asfalto, parte em terra, com muitos buracos e no maior breu. E para piorar erramos o caminho, perdemos a entrada da Y290 e seguimos mais de 20km pela Y9, em direção a Cerro Castilho, onde temos também uma portaria de entrada para o parque Torres del Paine. 

Só nos demos conta que o caminho estava errado porque não tínhamos passado pela Cueva de Milodon, que fica logo no começo da Y290. A sorte foi que tinha salvado o mapa off line da região do Google Maps no meu celular e estávamos com o carregador portátil (power bank). 

Foi uma viagem tensa, só nós estávamos na estrada, com a chuva ficou difícil desviar dos buracos, caímos em vários, mas felizmente nada aconteceu com o carro.

Pelo segundo dia consecutivo chegamos a pousada por volta das 0:30h e novamente tivemos que acordar as donas da pousada 😂. Elas já deviam estar contando os dias pra gente ir embora.


el Milodón, difícil acreditar que é ancestral da nosso simpática preguiça


cueva mais grande



trilha até a cueva mais grande

aves da região. O rayadito é o mais comum e é muito parecido com o nosso tico-tico

vista do mirador ao lado da parte de cima da cueva mais grande

explicação de como foi criada a cueva



orla de puerto natales








Nenhum comentário:

Postar um comentário