Seguidores

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Lençóis Maranhenses - Dia 3 - Santo Amaro - Lagoa América (manhã) e Emendadas (tarde)

Hoje pela manhã fizemos o passeio das Lagoas Américas, agora com a Rosetur, da simpática Sávia e seu marido João Pedro. Eles têm uma equipe maravilhosa de guias. Mesmo com todas as dificuldades que têm pela falta de infraestrutura em Santo Amaro, o casal procura dar treinamento para os funcionários e utilizam pessoas que moram e conhecem muito bem o parque e sua história. Todos se sentem valorizados e sabem da importância de um ecoturismo sustentável. Por várias vezes, flagramos os guias recolhendo lixo que não eram nossos. Além de serem muito atenciosos, este comportamento foi decisivo para fecharmos com eles todos os nossos outros passeios. Para chegarmos ao Circuito Américas de lagoas pega-se uma voadeira (barco) no cais da cidade que vai ziguezagueando por cerca de 20 minutos entre as ilhas de vegetação  do lago de Santo Amaro. Como o lago é raso, é comum encontrar bois "pastando" a vegetação destas ilhas, imagem bem exótica para a maioria dos turistas. 

Como a tarde tínhamos programado o passeio até as Lagos Emendadas,  pedimos ao guia da Rosetur que nos deixassem num restaurante para almoçar e nos pegassem à tarde para o passeio. O  restaurante indicado pela Sávia foi o Sol de Amaro, que dá fundos para o Rio Alegre e tem um atendimento mais rápido. Foi uma excelente escolha. É um dos melhores restaurantes da cidade. Mandamos dois PFs, de carne para a Lela e frango pra mim.

Depois do almoço, conforme combinado, a van nos pegou no restaurante para o passeio das Emendadas. Trata-se de um passeio diferenciado dos demais, só realizado a tarde e termina a noite. O carro nos leva até um determinado ponto dentro do parque e seguimos a pé por trilhas, passando por várias lagoas, algumas com parada para banho, e, no fim da tarde, termina numa duna bem alta, com uma bela vista, onde ficamos para ver o por do sol e esperar o cair da noite para voltar admirando um céu repleto de estrelas. Depois que caiu a noite ficamos totalmente dependentes do nosso guia, o  Evandro, que nos guiou com segurança pelo breu até o local que o transporte nos esperava. Esqueci de comentar que na trilha a gente atravessou algumas lagoas com água pela cintura, só que era dia, fazer isso a noite sem ver quase nada foi uma aventura e tanto! O guia conhece muito bem o parque e isso fez toda a diferença! Relaxamos e curtimos o céu cravejado de estrelas, ora atravessando as lagoas, ora atravessando as dunas. Foi maravilhoso!


boi pastando nas ilhas de vegetação do lago Santo Amaro

primeira lagoa do circuito Américas, do buriti (acho...)

lagoa principal 









almoço no Sol de Amaro

começando as trilhas das Emendadas



primeira parada para banho

só faltou lua cheia hoje...

outra bela lagoa




maçarico "papaléguas" 



duna do por do sol








Nenhum comentário:

Postar um comentário