Apesar de hoje ser dia de translado para Barreirinhas, que fica a cerca de 90km de Santo Amaro e estimativa de 1:30h de viagem por estrada que não é prudente de pegar a noite, resolvemos correr o risco para fazer o passeio de Ponta Verde, que é de dia inteiro. Para isso tivemos que antecipar o fechamento da conta na pousada e deixar nossa bagagem no carro.
Trata-se de outro passeio diferenciado, focado em mostrar a vida selvagem dos lençóis, que fica mais exuberante nesta época do ano devido a presença de várias espécies de aves migratórias que param nos lençóis para se alimentarem, principalmente dos peixes das lagoas.
Desta vez nosso guia foi o Davi, mas quem realmente passou a maioria das informações foi o motorista, o Leandro, um entusiasta da vida selvagem dos lençóis e extremamente solícito. Adoramos esta dupla 😍.
Neste passeio não tivemos opção, a jardineira estava lotada e fomos obrigados a ir na "área VIP" da pickup, o que foi muito bom, além de ir no ar condicionado conversamos bastante com o Leandro e o Davi.
Neste passeio a pickup atravessa vários cursos d'água o que torna o passeio mais radical. A primeira parada foi numa lagoa que tinha um bando de aves mergulhando freneticamente em busca dos peixes. A partir deste ponto tivemos outras paradas para observar um bando de guarás, o piru-piru(ave endêmica dos lençóis), coruja-buraqueira, gavião-carijó, entre outros.
A parada para almoço foi numa casa bem rustica, na localidade chamada de Ponta Verde. O local que servem o almoço é bem agradável, à beira do lago de Santo Amaro, com bastante sobra de mangueiras e várias redes para um relax depois do rango.
Depois do almoço tivemos novas paradas para exposição da flora da região, como a casca de uma árvore chamada de breu, que segundo o guia pode ser utilizada como combustível para acendimentos em geral.
Em seguida o guia escolheu uma lagoa sem crowded com uma duna não muito alta para que as crianças descessem de sky-bunda. Enquanto as crianças se divertiam nós demos uma caminhada em torno da lagoa, onde rolou uma nadada e a irresistível descida de duna correndo com mergulho na lagoa.
Por último ele escolheu uma duna para apreciar o tradicional por do sol de final de passeio.
Na volta para a pousada, trocamos de roupa, nos despedimos da Luísa e pegamos a estrada para Barreirinhas por volta das 19:30.
bando de aves migratórias se alimentando
espécie de garça
Nenhum comentário:
Postar um comentário