Seguidores

sábado, 8 de julho de 2023

Lençóis Maranhenses - Dia 4 - Santo Amaro - Ponta Verde (dia inteiro)

Apesar de hoje ser dia de translado para Barreirinhas, que fica a cerca de  90km de Santo Amaro e estimativa de 1:30h de viagem por estrada que não é prudente de pegar a noite, resolvemos correr o risco para fazer o passeio de Ponta Verde, que é de dia inteiro. Para isso tivemos que antecipar o fechamento da conta na pousada e deixar nossa bagagem no carro.

Trata-se de outro passeio diferenciado, focado em mostrar a vida selvagem dos lençóis, que fica mais exuberante nesta época do ano devido a presença de várias espécies de aves migratórias que param nos lençóis para se alimentarem, principalmente dos peixes das lagoas.

Desta vez nosso guia foi o Davi, mas quem realmente passou a maioria das informações foi o motorista, o Leandro, um entusiasta da vida selvagem dos lençóis e extremamente solícito. Adoramos esta dupla 😍.

Neste passeio não tivemos opção, a jardineira estava lotada e fomos obrigados a ir na "área VIP" da pickup, o que foi muito bom, além de ir no ar condicionado conversamos bastante com o Leandro e o Davi.

Neste passeio a pickup atravessa vários cursos d'água o que torna o passeio mais radical. A primeira parada foi numa lagoa que tinha um bando de aves mergulhando freneticamente em busca dos peixes. A partir deste ponto tivemos outras paradas para observar um bando de guarás, o piru-piru(ave endêmica dos lençóis), coruja-buraqueira, gavião-carijó, entre outros.

A parada para almoço foi numa casa bem rustica, na localidade chamada de Ponta Verde. O local que servem o almoço é bem agradável, à beira do lago de Santo Amaro, com bastante sobra de mangueiras e várias redes para um relax depois do rango.

Depois do almoço tivemos novas paradas para exposição da flora da região, como a casca de uma árvore chamada de breu, que segundo o guia pode ser utilizada como combustível para acendimentos em geral.

Em seguida o guia escolheu uma lagoa sem crowded com uma duna não muito alta para que as crianças descessem de sky-bunda. Enquanto as crianças se divertiam nós demos uma caminhada em torno da lagoa, onde rolou uma nadada e a irresistível descida de duna correndo com mergulho na lagoa.

Por último ele escolheu uma duna para apreciar o tradicional por do sol de final de passeio.

Na volta para a pousada, trocamos de roupa, nos despedimos da Luísa e pegamos a estrada para Barreirinhas por volta das 19:30.

bando de aves migratórias se alimentando

espécie de garça

um dos vários cursos d'água que a pickup atravessou

animais pastando às margens do lago Santo Amaro

piru-piru

bando de guarás e algumas garças

gavião-carijó

caramujo, também bastante apreciado pelas aves

coruja-buraqueira

restaurante do almoço

redário

lago Santo Amaro

lagoa escolhida para banho

preparando-se para o tibum

duna do por do sul

bando de biguas retornando para o local que passam a noite